Anticoncepcional interfere na libido?

Apesar do anticoncepcional estar no dia a dia das mulheres há diversas dúvidas sobre o mesmo. Uma pauta pouco discutida é se ele interfere na libido feminina.

O anticoncepcional e a falta de libido: o que tem a ver?

 

A quilométrica bula do anticoncepcional feminino já deixou de ser novidade para a maioria das mulheres e meninas que têm contato com o método. Tomar a pílula faz parte do nosso dia a dia e as informações sobre ela a gente ignora. Algumas meninas começam, ainda na adolescência, para o controle de acne, de ciclo ou de cólica. Mas a maioria das mulheres que optam por tomar têm um único objetivo: tudo pelo não-grávida.

 

Os efeitos colaterais do anticoncepcional passam, muitas vezes despercebidos porque apesar dos pesares, é por um bem maior: evitar uma gravidez não desejada. E a gente ignora os sintomas, ignora as dores, os enjoos e os incômodos. A gente se acostuma até com não ter vontade de nada. Isso incluí o sexo.

 

O anticoncepcional é um dos maiores vilões da libido feminina. O ciclo reprodutivo feminino é uma loucura e ninguém parece querer explicar. Durante a ovulação, nosso organismo libera diversos hormônios para estimular a nossa libido. É aí que o anticoncepcional ataca: se tem anticoncepcional não tem ovulação. Se não tem ovulação, não tem uma série de hormônios que são nossos amigos na hora do sexo. Um deles é a testosterona, hormônio responsável por mais de 200 funções no nosso organismo.

 

Não sentir vontade de ter relações sexuais é algo normalizado e naturalizado na vida da mulher na sociedade em que vivemos. Isso porque, muita gente ainda acha que mulher não sente prazer e que o sexo é apenas mais uma atividade que fazemos. Precisa ficar muito claro para todas nós: não é normal NUNCA querer transar. Que fique claro o uso do nunca: somos livre para escolher transar a hora que quisermos. O que não é normal é não sentirmos vontade em momento nenhum.

 

O anticoncepcional tem uma influência em nossas vidas surreal. Mas, precisamos aprender a impor limites a ele: quem manda no seu corpo? Se for você, é importante perceber os nuances da escolha de ingerir a pílula anticoncepcional. Acompanhamento ginecológico é mais do que fundamental. Converse com seu médico, questione a imposição do uso da pílula. É realmente necessário? Se for, de fato, é muito necessário aprender a conversar com o seu corpo e entender o que pode ou não acontecer com ele, e aprender, principalmente, a respeitar seus limites. A falta de libido é um, dos muitos efeitos colaterais da pílula anticoncepcional.

 

Recuperar a libido, no entanto, não é algo tão impossível. A interrupção dos hormônios é a forma mais rápida, porém, existem outras coisas que podemos fazer para ter de volta o desejo sexual. Os estímulos são infinitos e podem ser desenvolvidos com paciência, carinho e dedicação. Conhecer o nosso corpo é o primeiro passo para esse processo de libertação!

 

Vale lembrar, ainda, que a pílula anticoncepcional é um método eficaz apenas contra a gravidez. O preservativo nos protege de doenças sexualmente transmissíveis e não pode ser deixado de lado, combinado? Ah, e não se esqueçam: antes de qualquer mudança, consultem seus médicos de confiança.

 


Aproveita e segue a gente nas redes sociais para não perder nada!



Minha Amiga Me Disse

A plataforma Minha Amiga Me disse foi criada para comunicar sobre prazer e saúde sexual de forma descontraída e informativa. Aqui não temos tabus, nem julgamentos, acolhemos toda diversidade e acreditamos que prazer e saúde andam lado a lado. Estamos há mais de 10 anos no mercado e com isso selecionamos os melhores produtos para sua jornada de descoberta. Como um verdadeiro papo de amiga, só vai ficar entre a gente!

Gostou? Então compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos em Destaque
Tags
Categorias em Destaque
Anal
Relacionamentos
BDSM
Boquete
Saúde da Vulva
Saúde do Pênis
Fique Conectado
Carrinho

Entrar

Ainda não tem uma conta?

Loja
0 Lista de desejos
Minha conta
Menu