Ciclo da resposta sexual humana

Atualizado: Out 22

Você conhece os ciclos da resposta fisiológica da sexualidade humana? Compreender isso pode nos ajudar a conhecer nosso corpo e o de nossos parceiros.

Os sexólogos William H. Masters e Virginia E. Johnson fizeram um estudo para falar sobre o ciclo da resposta sexual humana que é baseado em fatores fisiológicos, e vamos tratar aqui, pois servirá como base para falarmos de algumas disfunções sexuais que é a perturbação em alguma das fases do ciclo, que são: Excitação, Platô, Orgasmo e Resolução.


A Excitação começa após algum tipo de estímulo seja direto como toques, beijo, carinho ou estímulos indiretos como ver algo que te excita, ou escutar algo, depende do gosto de cada pessoa, nessa fase pode durar muito tempo desde que causa a excitação seja mantido.


O corpo começa apresentar algumas mudanças


Aceleração cardíaca e respiratória

Mamilos mais duros

Maior fluxo sanguíneo na região intima que no homem causa ereção e na mulher, inchaço do clitóris e pequenos lábios

Lubrificação vaginal

Lubrificação peniana

Tensão muscular


O Platô é a fase entre a excitação e o orgasmo então as mudanças corporais acima começam a se intensificar e não dá para ficar por muito tempo nessa fase e em algumas pessoas pode até gerar um desconforto, outras reações no corpo começam acontecer, como:


Espasmos

Contrações vaginais

Tensão no musculo aumenta

Testículo começa se retrair


O Orgasmo é o clímax da masturbação ou ato sexual e toda a energia gerada começa ser liberada, dura por alguns segundos e há reações no corpo:


Contrações pélvicas

Músculo com intensos espasmo

Ejaculação

Contrações vaginas e no útero rítmicas

Batimentos e respiração chegam no ritmo mais alto

Clitóris pode ficar sensível ao toque


Na Resolução seu corpo começa voltar ao normal, há sensação de relaxamento corporal e de bem-estar, em algumas pessoas podem gerar um grande cansaço e nessa fase também pode ocorrer um período refratário, principalmente para os homens, que é o período no qual não pode atingir o orgasmo novamente, muda de pessoa para pessoa e tem mulheres que após alguns segundos ela está pronta novamente para o orgasmo.


Lembrando que em algumas pessoas pode não acontecer nessa ordem e que a intensidade e a resposta de cada fase pode sofrer alterações pelo estado físico e emocional dependendo do dia.


Esse modelo é muito usado, mas não é o mais completo, existem outros modelos como o da Rosemary Basson que é mais focado a mulher e apresenta outros fatores como a motivação sexual, veja o modelo na Rosemary no post Modelo da motivação sexual.


Nos acompanhe nas redes sociais instagram e facebook. Fique por dentro das novidades!

Buscador de produtos

Podutos 

Marcas

  • S

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • (11)973632807

  • São Paulo -Brasil

Minha Amiga Me Disse  tem direitos reservado e é proibida a reprodução do conteúdo